Monday, November 5, 2012

Moçambique: Nini Satar é o dono da droga, acusa moçambicana detida na Tailândia



O empresário moçambicano, Nini Satar, está a ser implicado no caso de tráfico de droga que foi apreendida na Tailândia, com uma cidadã moçambicana que agora enfrenta pena da morte.

A moçambicana Mónica Novela, detida no dia 14 de Outubro, quando ouvida pela polícia tailandesa e Interpol, terá apontado o nome de Nini Satar como o dono da droga.

Mónica Novela, residente no bairro de Mavalene, em Maputo, foi detida na posse de cerca de seis quilogramas de uma droga denominada metanfetamina cristal – droga perigosa com efeitos similares aos da cocaína.

O Canalmoz revela que Novela apontou Nini Satar como dono da droga e disse que a droga chegou às suas mãos através de um trabalhador de Nini de nome César Romão António, também moçambicano.

Nini foi ouvido na passada sexta-feira pela Polícia de Investigação Criminal (PIC). Como é sabido, Nini está a cumprir pena de prisão maior, condenado no caso de assassinato do jornalista Carlos Cardoso, como mandante, num caso onde surgiu também, o nome de Nyimpine Chissano, falecido filho do ex-estadista moçambicano, Joaquim Chissano, também como mandante.

Nini Satar cumpre pena de 24 anos de prisão, e o seu nome vem sendo apontado nos últimos tempos em muitos casos criminais que sucedem enquanto ele está na cadeia. Em Fevereiro deste ano, juntamente com o irmão Ayob Satar foram transferidos da cadeia de máxima segurança para as celas do Comando da Polícia da Cidade de Maputo, alegando-se que eles eram os mentores dos raptos que acontecem na cidade de Maputo.

Nini diz, no entanto que a sua transferência foi motivada por desentendimentos com o então director da PIC na Cidade de Maputo, Dias Balate.

Ainda este ano, o semanário Savana fez uma Reportagem sobre casos de falsificação de certidões de registo de imóveis que alegadamente acontecem em conservatórias da Cidade de Maputo e apontou Nini Satar como um dos autores de tal crime.

Agora é o tráfico de drogas a ser ligado a Nini. Há, contudo, quem aponte Nini como “bode expiatório” de muitos criminosos que actuam em Moçambique.

No comments:

Post a Comment

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...