Monday, November 5, 2012

Timor-Leste: Assassinatos de Atabae geram preocupação sobre segurança



Um editorial do Diario Nacional em 31 de outubro, 2012 opina que casos como os recentes assassinatos em Atabae no Distrito de Bobonaro, bem como os casos de intoxicação alimentar na escola de Los Palos,  no distrito de Lautém, têm levantado preocupações da comunidade sobre a rescisão pendente do mandato da ONU em Timor Leste.

Os temores sobre crimes recentes, numa comunidade  ainda traumatizada por experiências passadas de conflito e preocupada que novos conflitos surjam quando as Nações Unidas deixarem o país, devem ser abordadas pelos líderes políticos para tranquilizar as pessoas. Os líderes devem também incentivar as instituições de segurança - a polícia e os militares - para demonstrar a sua capacidade de defesa e segurança e que são capazes de garantir estabilidade para o povo.

Entretanto, o ministro de Estado e da Presidência do Conselho de Ministros, Agio Pereira, disse que os níveis de criminalidade no país não pode ser relacionados com o fim do mandato da UNMIT.

"A equipa de avaliação da UNPOL e da PNTL revelaram que as estatísticas sobre a criminalidade para Timor-Leste revelam níveis mais baixos de criminalidade do que em outros países", disse Pereira.

Autópsias de vitímas dos assassinatos de Atabae 


Um médico especialista forense do Bangladesh, que é  membro do pessoal da Missão Integrada das Nações Unidas em Timor Leste, Dr. Muhammad Nurul Islam, iniciou as autópsias às vítimas mortais do ataque contra uma casa no subdistrito de Atabae, que fez cinco mortos, incluindo crianças, e cinco feridos.

Os corpos de três das vítimas que estão no necrotério são os de Domingas Laurentina (28), Bui Martinha Soco (31) e Moko Angelino Bae (2 meses).

Nurul Islam está  a realizar as autópsias sob a autorização do chefe da UNMIT.


No comments:

Post a Comment

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...