Monday, October 29, 2012

Brasil: 85 policias mortos em São Paulo

~

Desde o começo do ano, 85 policias foram mortos em todo o estado de São Paulo. Um número alarmante, confirmado pela Polícia Militar.

67 destes policiais mortos eram da ativa e 18 aposentados, com o número a ser já bem superior ao que foi registrado em todo o ano passado.

Em 2011, de acordo com a PM, 56 policiais foram assassinados, tanto da ativa quanto aposentados. Em 2010 foram 71 policiais militares.

O governador de São Paulo Geraldo Alckmin informou que 117 pessoas foram presas nos últimos dois meses sob suspeita de participação nos ataques aos policiais militares. Mais 28 suspeitos estão sendo procurados e 19 morreram em confrontos com a polícia.

"O governo não retroage. Não vai voltar 1 milímetro. O que ganha um criminoso quando ataca a polícia? Ele (criminoso) está querendo criar intimidação", disse o governador.

Os números também revelam aumento de 96% no número de homicídios na cidade de São Paulo no mês de setembro em comparação com o mesmo período do ano passado, passando de 69 casos em 2011 para 135 este ano.

No acumulado entre janeiro e setembro, a subida foi foi 22% na capital e de 8% no estado, com 920 casos de homicídios e 982 vítimas (o número de vítimas é maior porque pode haver mais mortes em um mesmo boletim de ocorrência).

O secretário de Segurança Pública Antonio Ferreira Pinto diz não acreditar que a morte de policiais decorra de uma retaliação de organizações criminosas. "O que está incomodando é o combate efetivo ao tráfico de drogas. Há essa reação deles [criminosos], mas sem aspecto de retaliação". "A estratégia é exatamente essa: com policiamento mais efetivo. O combate é efetivo e temos certeza de que vamos reverter este quadro adverso no momento".

No comments:

Post a Comment

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...