Wednesday, October 24, 2012
Cabo Verde quer travar criminalidade
A Equipa de Coordenação Operacional para a Segurança (ECOS), criada recentemente pelo governo de Cabo Verde, debateu recentemente um plano destinado a estancar a crescente onda de criminalidade no arquipélago.
A ministra cabo-verdiana da Administração Interna, Marisa Morais, garantiu já que os índices de crime, sobretudo a pequena e média criminalidade, vão "ser estancados" até ao final do ano, através de um plano que prevê o reforço da cooperação, já em curso desde agosto, entre as diferentes forças da Polícia (Nacional, Judiciária e Militar), as Forças Armadas e a Procuradoria-Geral da República (PGR).
Apesar de ser de nível nacional vai ser dada uma atenção especial à cidade da Praia, considerada "o rosto da criminalidade em Cabo Verde".
Revistas apoiadas com trabalho de informação policial mais acentuado, rusgas a diversos bairros, visando a prevenção e a proteção do cidadão, mas também operações direcionadas para algumas situações, nomeadamente as protagonizadas pelos grupos organizados, os grandes responsáveis pela violência urbana, integram o plano, que inclui ainda um cuidado especial ao turismo, área em que foi operacionalizada uma polícia vocacionada para esta questão nas ilhas mais turísticas (Sal e Boavista).
"Até ao final do ano, a pequena e média criminalidade vai ser estancada. Temos já condições para poder potenciar a atuação da Polícia e estamos convictos de que vamos conseguir estancá-la e reduzir os níveis da criminalidade", diz Marisa Morais.
O Governo vai ainda submeter ao Parlamento as propostas de lei sobre videovigilância (com instalação de câmaras, numa primeira fase, em todos os centros urbanos, mas com o objectivo de abranger o espaço público de todo país) e armas de fogo (para estabelece o regime jurídico sobre a montagem, preparação, importação, exportação, transferência, armazenamento, circulação, comércio, aquisição, cedência, detenção, manifesto, guarda, segurança, tráfico, uso e porte de armas, suas peças, componentes e munições).
Subscribe to:
Post Comments (Atom)
No comments:
Post a Comment